terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aprendendo A Escutar A Deusde Max Lucado
[Este material foi cedido por Max do jornal “Crossings” (Cruzadas) da igreja onde ele prega, Oak Hills Church, em San Antonio, Texas. Material parecido e mais elaborado pode ser encontrado no livro de Max “Simplesmente Como Jesus”, publicado pela CPAD.]
Escutar a Deus é uma experiência de primeira mão. Quando ele pede sua atenção, Deus não quer que você envie um substituto; ele quer você. Ele o convida a tirar férias no esplendor dele. Ele o convida a sentir o toque da mão dele. Ele o convida a festejar à mesa dele. Ele quer passar tempo com você. E com um pouco de treinamento, seu tempo com Deus pode ser o ponto alto do seu dia.
Equipados com as ferramentas certas, nós podemos aprender a escutar a Deus. Quais são essas ferramentas? Aqui estão as que eu achei úteis.
Uma hora do dia e um lugar constantes
Escolha um horário na sua agenda e um canto de seu mundo, e reserve-os para Deus. Para alguns pode ser melhor fazer isto pela manhã. “já de manhã a minha oração chega à tua presença” (Sl. 88:13 NVI). Outros preferem à noite e concordam com a oração de Davi, “Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” (Sl. 141:2 ARA). Outros preferem muitos encontros durante o dia. Aparentemente o autor de Salmo 55 sentia isto. Ele escreveu, “À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.” (v. 17 NVI)
Alguns sentam debaixo de uma árvore, outros na cozinha. Talvez sua viagem ao trabalho ou sua hora de almoço seriam apropriados. Busque um tempo e lugar que pareçam certos para você.
Quanto tempo você deve separar? O quanto você precisar. Dê mais valor à qualidade do que à quantidade de tempo. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para você dizer o que você quer e para Deus dizer o que ele quer. Isso nos leva a uma segunda ferramenta que você precisa - uma Bíblia aberta.
Uma Bíblia aberta
Deus fala conosco pela Palavra dele. O primeiro passo para ler a Bíblia é pedir a Deus para ele lhe ajudar a entender a Palavra. “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26 NVI).
Antes de ler a Bíblia, ore. Não vá para a Escritura procurando suas próprias idéias; vá procurar as de Deus. Leia a Bíblia em oração. Também, leia a Bíblia com cuidado. Jesus nos falou, "Procure, e você achará" (Mat. 7:7). Deus recomenda aqueles que meditam na Palavra “dia e noite” (Sl. 1:2). A Bíblia não é um jornal a ser lido superficialmente, mas uma mina onde procuramos seu tesouro. “se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.” (Prov. 2:4-5 NVI).
Eis um ponto prático. Estude a Bíblia um pouco de cada vez. Deus parece enviar mensagens como ele fez com o maná: numa porção suficiente para cada dia. Ele provê “preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Isa. 28:10 ARA). Escolha profundidade ao invés de quantidade. Leia até que um versículo lhe “toque”, então pare e medite nisto. Copie o versículo numa folha de papel, ou escreva em seu diário, e reflita nele várias vezes.
Na manhã em que eu escrevi isto, por exemplo, meu tempo em meditação foi em Mateus 18. Eu li apenas quatro versículos quando vi, “quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” Eu não precisei ir adiante. Eu copiei as palavras em meu diário e as ponderei de tempo em tempo durante o dia. Várias vezes eu perguntei a Deus, “Como eu posso ser mais como uma criança?” Até o final do dia, me lembrei de minha tendência de me apressar, e de ficar preocupado.
Eu aprenderei o que Deus pretende que eu aprenda? Se eu escutar, sim!
Não fique desanimado se sua leitura render uma colheita pequena. Há dias em que uma porção menor é tudo que nós precisamos. Uma menina novinha voltou do primeiro dia na escola. A mãe dela perguntou, “Você aprendeu alguma coisa?” “Acho que não”, a menina respondeu. “Eu tenho que voltar amanhã e no dia seguinte, e no dia seguinte ...”
Tal é o caso com a aprendizagem. E tal é o caso com o estudo da Bíblia. O entender vem aos poucos, durante uma vida toda.
Um coração atento
Há uma terceira ferramenta para ter um tempo produtivo com Deus. Nós precisamos não só de um tempo constante e uma Bíblia aberta, nós também precisamos de um coração atento. Não esqueça da advertência de Tiago: “O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” (Tiago 1:25 NTLH).
Nós sabemos que estamos escutando a Deus quando aquilo que nós lemos na Bíblia for o que outros vêem em nossas vidas.
Paulo chamou seus leitores a porem em prática o que eles tinham aprendido dele. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Filipenses 4:9 ARA).
Eu quero encorajar você a fazer o mesmo. Passe tempo escutando a Deus até que você receba sua lição para o dia – e então, pratique-a.
Copyright © 2004 Max Lucado. Todos os direitos reservados.
Texto traduzido por Dennis Downing e usado com permissão do autor.
[Para mais meditações de Max Lucado visite o site www.iluminalma.com.br]

Motivação Pessoal
Leia para si mesmo os versículos que seguem. Tome um ou dois deles e comprometa-se a memorizá-los. Satanás simplesmente não pode suportar ouvir esses versículos que saem da sua boca como expressão da confiança do seu coração. Na próxima vez que o inimigo tentar cercá-lo com suas artimanhas de derrota, recite esses versículos, e ele fugirá. Você encontrará então a paz de que tanto necessita em tempos de tribulação.
  • Salmos 31.24 - "Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor."
  • Jó 11.16-19 - "Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor."
  • Salmos 138.7 - "Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva."
  • Salmos 55.22 - "Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado."
  • João 14.1 - "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim."
  • Salmos 27.14 - "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor."
  • Jeremias 29.11 "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
  • Salmos 29.11 - "O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo."
  • Romanos 8.38-39 - "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."
  • Deuteronômio 33.27 - "O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o."
  • Gálatas 6.9 - "E não nos cansemos de fazer o bem, porque há seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos."
  • Romanos 15.13 - "E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo."
  • Jó 5.19 - "De seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará."
  • I Corintios 10.13 - "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."
  • Jó 8.20 - "Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores."
  • II Corintios 4.8,9 - "Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (...)"
  • João 14.27 - "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
  • Salmos 68.19-20 - "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte."
  • Salmos 4.3 - "Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele."
  • Salmos 5.12 - "Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência."
  • Isaías 43.1 - "Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu."
  • Filipenses 4.6 - "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças."
  • II Reis 6.16 - "Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles."
  • Isaias 40.11 - "Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente."
  • Salmos 37.28 - "Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada."
  • Oséias 6:3 - "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."
  • Salmos 119.50 - "O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica."
  • Provérbios 3.5-6 - "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."
  • Salmos 34.18 - "Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido."
  • Marcos 10.29,30 - "Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna."
  • Salmos 125.1 - "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre."
  • Hebreus 10.35,36 - "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa."
  • Salmos 34.10 - "Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará."
  • Salmos 116.6 - "O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou."
  • Esdras 8.22b - "A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam."
  • Isaías 44.3 - "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes."
  • Filipenses 1.6 - "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus."
  • Isaías 51.11 - "Assim voltarão os resgatados do Senhor e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria lhes coroará a cabeça; o regozijo e a alegria os alcançarão, e deles fugirão a dor e o gemido."
  • Salmos 37.3 - "Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade."
  • Isaias 43.18-19a - "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis?"
  • Provérbios 21.21 - "O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra."
  • Salmos 37.18 - "O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre."
  • Isaias 40.28-31 - "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."
  • Salmos 118.17 - "Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do Senhor."
  • Lucas 18.1 - "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer."
  • Isaías 40.29 - "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor."
  • João 14.12 - "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai."
  • Filipenses 4.12,13 - "Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece."
  • Colossenses 3.23,24 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo."
  • Filipenses 4.8 - "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
  • Isaias 46.4 - "Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
  • I Pedro 6.9 - "Nisso exultais, embora no presente por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Reconstruindo a Cidade
Texto: Neemias 2.17
Os muros são nossa fé e as portas são as entradas. E a cidade é toda a nossa vida. Se as portas estão abertas e/ou existe brechas nos muros o inimigo poderá entrar e destruir. O inimigo não precisa de grandes aberturas para se aproveitar.
I.                Para a reconstrução dos muros, das portas e da cidade é necessário:
1)           Estar na direção de Deus; Ne 2.12.
2)           Fazer uma inspeção ou avaliação dos danos, dos estragos, e do que resta; Ne 2.12.
3)           Ver o que vai ser preciso fazer para reconstruir. Vai precisar de ajuda.
4)           Fazer parcerias com amigos; Neemias o copeiro do rei. Ne 2.7,8.
5)           É preciso ter convicção de que Deus nos dará a vitória. Dependência. Ne 2.20.
6)           É preciso unidade. Ne 3. Cada um fazendo sua parte nesta grande obra.
Palavra: Reconstruirei os muros, restaurarei as portas e os farei grandes e fortes entre as nações. A glória da segunda casa será maior do que a da primeira.
II.                Quando há uma reconstrução...
1)           Tudo recomeça do zero. Tudo novo.
2)           Muros novos significam mais segurança.
3)           Teremos mais entusiasmo, coragem e força para enfrentar dificuldades.
4)           vemos a Graça de Deus abundante sobre nós.
Conclusão:
É necessário que venhamos orar e buscar a Deus para que Ele nos dê a direção e nos mostre se há alguma porta que precisa ser fechada ou reconstruída.
Que o Senhor nos mostre quem pode nos ajudar e nos dê confiança em seu agir e sua providência.
Cuidado, a porta aberta poderá trazer ruína a sua vida.

PERSEVERE, LUTE, VOCÊ VAI CONSEGUIR!


Luta e perseverança são duas palavras que estão muito presentes no dia a dia dos personagens bíblicos. Existiram vários que conquistaram muitas coisas e que viram e viveram o sobrenatural de Deus, porque resolveram lutar pelos sonhos de Deus para eles. Verdadeiros guerreiros que decidiram enfrentar as situações difíceis que se colocavam diante deles. Muitos ganharam nome na galeria dos heróis da fé. Todos eles também eram homens de carne e osso como nós somos e se saíram vitoriosos.
Exemplos de dois homens que lutaram:
1° Jacó o homem que lutou com Deus. Deus mudou o nome de Jacó para Israel. Gn 32.22-32.
2° Jesus que amou até o fim. Jo 13.1.
Como podemos seguir seus exemplos? Imitando-os. Fazendo o mesmo que eles: lutar até o fim.
Realidades em nossas vidas que precisamos observar:
1.            Somos frágeis e limitados;
2.            Somos totalmente dependentes do sacrifício superior e definitivo de Cristo;
3.            Temos que ter noção de onde estamos e onde queremos chegar (ter um norte; uma pátria); Porque o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Rm 14.17.
4.            Só existem duas vias na vida e temos que escolher uma delas:
1ª abandonar tudo, ou seja, retroceder, parar no tempo. Este leva a destruição;
2ª levantar a cabeça e decidir enfrentar (lutar; perseverar) com a capacitação da fé. Este leva a conquista de bens superiores e permanentes. LER Tg 1.12.
Somos tendenciosos a quando vêm às dificuldades, agente quer logo correr.
Não deixe a covardia tomar conta do seu espírito. 2 Tm 1.7.
Não deixe as lágrimas entregarem seu dia. Um dia Deus as enxugará.
Não deixe uma dor sufocar e sugar suas forças. Jesus as levou.
Não deixe as cadeias do inimigo prender sua adoração. Faça como Paulo e Silas.
Seja maior, em Deus, do que os gigantes que você enfrenta. Seja maior e mostre a força da sua fé. Você consegue, você é mais que vencedor.
Não abra mão dos sonhos de Deus pra você. Não se esqueça que atrás das nuvens sempre existirá o sol.
A maior derrota não o fracasso, é não tentar lutar com Deus. Jacó fez.
Saiba que feliz não é ter uma vida perfeita, mas deixar de ser vítima dos problemas e tornar Deus o autor de sua história.
Perseverar é a permanência num estado ou numa atividade, mesmo em caso de oposição ou fracasso. É persistir. É Lutar pó algo que se acredita.

Não é tempo de desistir; de guardar a redes. É tempo de pescar e pegar peixes grandes.
Conclusão: Você decide hoje lutar ou entregar os pontos pro inimigo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

HERANÇA


1Rs 21.1-7
Pv 20.21 A posse da herança antecipada de uma herança no fim não será abençoada.
Ec 3.1 Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Ez 34.26 Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos.
Salmo 37
1.    O que ou quem é a Herança?
a)    Propriedades ou bens recebidos de um antepassado após a sua morte;
1 Rs 21.3 Porém Naboth disse a Acab: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança dos meus pais.
b)    A terra de Canaã dada por Deus ao seu povo;
1Rs 8.36 Ouve, tu, então, nos céus, e perdoa o pecado dos teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste ao teu povo em herança.
c)    O reino de Deus com todas as suas bênçãos presentes e futuras;
Hb 9.15 E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte, para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
1 Pe 1.3-5 Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo, para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós, Que, mediante a fé, estais guardados, na virtude de Deus, para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.
d)    Nós somos a herança de Deus; Deixados uns para os outros.
Sl 127.3 Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
e)    O próprio Deus é a nossa herança;
Deus o primeiro e o ultimo. É a herança mais importante. Quando não houver nada a ser recebido ou quando tiver algo a receber que não recebemos, Deus é o nosso galardão.
Sl 16.5 O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice, tu sustentas a minha sorte.
Jr 51.19 Aquele que é a Porção de Jacó não é como esses, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade; Senhor dos Exércitos é o seu nome.
O pai era quem determinava os limites da herança e para quem iria. A primogenitura recebia porção dupla e dirigia a família se caso o pai não direcionasse a herança de outra forma. Se não tivesse filhos ficava para o parente mais próximo.
2.    Razões pelas quais Deus não quer nos dar nossa herança antes do tempo.
a)    Porque receber benção antes da hora acaba virando pedra de tropeço e maldição.
Deus não quer dá a nossa herança porque sabe que se agente ganhar, no lugar de agente multiplicar vamos é destruir. Ex: filho pródigo. Enquanto o pai vivia uma pessoa só recebia uma herança se o pai quisesse dar antecipadamente ou se o filho pedisse. Para o pai era como se o filho tivesse rejeitando o pai.
b)    Deus sabe se estamos prontos pra receber ou não.
c)    Porque não estamos se deleitando e esperando nEle.
Fim: Nabote tinha uma vinha ao lado do palácio do rei Acabe que recebeu dos seus pais e o rei Acabe queria tomá-la.  A sua herança é pra ser sua e ninguém tem o direito de tomá-la a não ser Deus. Mas cuidado existe um inimigo que está querendo roubar a sua herança. Se possível for o inimigo irá tentar lhe matar porque o prazer dele é impedir que pessoas recebam algo de Deus. Para concluir leia a Salmo 37.1-18 e seja abençoado.

TESTEMUNHO CRISTÃO



Era um sacerdote católico…depois conheci a verdade que me fez livre
Salvatore Gargiulo, após um longo ministério sacerdotal, descobre que o catolicismo não é cristianismo e o abandona para encontrar a libertação em Cristo e no Evangelho
Estava firmemente convencido que o Papa era o sucessor de Pedro e o vigário de Cristo. Tendo me licenciado em teologia, em 1951, e tornado padre, propus-me ser para toda a vida um filho devoto do romano pontífice, o "santo padre". Um bom sacerdote é também um fervoroso devoto de Nossa Senhora, e tal era eu, adepto da recitação do rosário, divulgador das mensagens marianas de Lourdes e de Fátima.
Agora que conheço a Palavra de Deus, sei que as aparições marianas não são mais do que enganos diabólicos, tendentes a desviar as almas impedindo que elas entrem em contacto com a Verdade (leia-se, por exemplo, aquilo que escreveu o apóstolo Paulo na 2ª carta aos Coríntios capítulo 11 versículo 14 e em 2ª Tessalonicenses capítulo 2 versículos 9-12). A Nossa Senhora que apareceu e anuncia um outro evangelho não tem nada que ver com a humilde Maria, mãe de Jesus, cujas últimas palavras sobre esta terra, como um seu testamento, foram: "Fazei tudo o que Jesus vos disser " (Evangelho de João cap. 2 v.5).
Eu, porém, tinha-me formado neste sistema de erros. Estava obrigado a confiar no magistério eclesiástico, que se declara infalível, mas tinha um conhecimento superficial e distorcido das Sagradas Escrituras, e portanto "enganava os outros, sendo eu próprio enganado" (da 2ª carta de Paulo a Timóteo cap. 3 v.13). Todavia, no meu íntimo estava profundamente insatisfeito. Administrava os sacramentos e, por sua vez, fazia recurso a eles, mas faltava-me o dom mais belo que Deus quer dar ao ser humano: a certeza da vida eterna mediante a fé no sacrifício de Jesus Cristo. Evidentemente as "cisternas rotas" dos sacramentos não podiam dar-me a água viva de que tinha sede.
As verdades fundamentais da Bíblia, aquelas respeitantes à salvação, oferecida gratuitamente ao homem através da obra perfeita feita pelo Senhor Jesus, são de uma clareza cristalina. A teologia católica conhece a salvação por graça, mas arbitrariamente a torna abstrusa e complicada. A salvação, na prática, passa através dos sacramentos geridos pela casta sacerdotal, e é necessário merecê-la com a participação nos sagrados ritos, com a observância dos mandamentos e dos preceitos, com as boas obras. O católico nunca pode estar seguro da sua salvação eterna. E ainda que morra em paz com Deus, resta-lhe expiar uma pena mais ou menos longa no purgatório. De tal modo, esvazia-se e desvaloriza-se o sacrifício de Cristo, que, de resto, se pretende renovar em cada missa. Trata-se, pois, de um sistema doutrinal pérfido, ou melhor, diabólico, que torna milhões de almas presas suas "com a filosofia e com vãs subtilezas segundo a tradição dos homens e os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (Carta aos Colossenses cap. 2 v.8). Vãos raciocínios que entenebrecem o coração (cap. 1 v.21) e anulam as claras afirmações da Palavra de Deus, como de Efésios cap. 2 vv.8 e 9: "É por graça que vós fostes salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não em virtude de obras, para que ninguém se glorie". E ainda: "Estas coisas vos escrevi, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna " ( da 1ª Carta de João cap. 5 v.13 ). Poderiam ter-se afirmações mais claras do que estas? No entanto "o meu entendimento tinha sido endurecido" e "um véu permanecia posto sobre o meu coração" (2ª carta aos Coríntios cap. 3 v.14).
A minha alma sobrecarregada pelo pecado, estava atormentada pelo medo do juízo de Deus e da perdição eterna.
A minha conversão realizou-se muito lentamente mas, no fim, Aquele que é rico em misericórdia fez em mim um grande prodígio: depois de muitos anos, em que tinha apalpado no escuro, os meus olhos puderam abrir-se para a luz do evangelho. O rochedo, que obstruía a saída do túnel em que me encontrava, era constituído pela doutrina, filosoficamente bem engendrada do papado. Ele, porém, era de papelão e foi facilmente quebrantado por algumas considerações de ordem histórica e, sobretudo, pelo poder da Palavra de Deus. Esta cortou também os demais laços constituídos por doutrinas humanas, e fez-me ver a minha teologia e todas as coisas passadas "como refugo a fim de ganhar Cristo" (da carta de Paulo aos Filipenses cap. 3 v.8). Tinha já quarenta e nove anos, deles tinha passado vinte e seis como "sacerdote", mas valia a pena recomeçar de novo: Sabia finalmente em quem tinha crido (2ª Timóteo cap. 1 v.12) Não seria mais como "um menino levado ao redor por todo o vento de doutrina pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro" (Carta de Paulo aos Efésios cap. 4 v.14). Agora a minha fé estava edificada sobre a rocha da Palavra de Deus, e nada poderia mais demovê-la. Das trevas tinha passado para a "maravilhosa luz" da VERDADE. Às vezes pergunto-me: Por que razão o Senhor, que também me amava, permitiu que eu passasse entre os erros de uma religião, antes de chamar-me "das trevas para a Sua maravilhosa luz"? Talvez para que a minha experiência possa servir de ajuda a outros, e também a ti que lês.
Consideras-te católico mas possivelmente tens um conhecimento muito sumário e confuso das doutrinas da tua religião. Provavelmente tens crenças tuas pessoais, mas segues as tradições da religião de massa e não estás disposto a abandoná-las. Certo, a Igreja católica exerce uma poderosa força de atracção e, embora tendo adulterado e falsificado para sua vantagem a Palavra de Deus, apresenta-se como a única verdadeira Igreja cristã. NÃO TE DEIXES ENGANAR! Os ritos solenes e os sacramentos, os templos majestosos, as festas, as viagens papais, as imagens "prodigiosas", as aparições, os grupos eclesiais que ostentam uma parecença evangélica, as actividades ecuménicas, os jubileus, tudo isto tem o objectivo de manter-te e impedir-te de adquirir aquilo de que tens absoluta necessidade: Um contacto pessoal e vital com o Senhor Jesus, único Salvador e Mediador entre Deus e os homens, tendo como guia o Espírito Santo, Seu autêntico Vigário, que nos fala através da Bíblia. Não sigas a massa a qual, munida de todos os confortos religiosos, avança no caminho largo que leva à ruína eterna. "Larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram" (Palavras de Jesus como relatadas pelo Evangelho de Mateus no cap. 7 vv. 13 e 14). "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Livro dos Provérbios cap. 14 v.12). Tal infelizmente é o caminho espaçoso das religiões, incluindo aquela de que fui sacerdote. Mas Deus te ama e quer salvar-te.
Escolhe JESUS que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Crer n`Ele implica a renúncia ao pecado, a uma vã maneira de viver, e também às próprias tradições religiosas. Mas garanto-te que vale a pena.

Salvatore Gargiulo
Jesus disse: "Se permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres ".
(do evangelho de João, cap. 8 vv. 31 e 32).



QUER SABER MAIS TESTEMUNHOS DE CONVERSÕES ACESSE ESSES LINKS:
http://portoghese.lanuovavia.org/portoghese_indice_testimonianze.htm
http://portoghese.lanuovavia.org/portoghese_testimonianza_conversione_04.html